Mátrai Pinot Noir 2007



Comprei alguns vinhos da Hungria na importadora Empório Húngaro (ver telefone abaixo) e, à medida que eu os for provando, deixarei aqui registrada minha opinião acerca deles.
O primeiro vinho avaliado é um pinot noir diferente de todos os vinhos dessa uva que já tomei: um pinot noir de sobremesa. Isso mesmo, um pinot de sobremesa, como um vinho do Porto, um moscatel , um sauternes, um amarone, um Xerez doce e um Tokay, este último também da Hungria.
Este pinot húngaro de sobremesa me surpreendeu positivamente: primeiro, porque é menos alcoólico do que os outros vinhos de sobremesa; segundo, porque seu doce é tolerável, não é enjoativo; terceiro, porque é muito leve, muito suave. Fiquei com a certeza de que é vinho ideal para acompanhar doces e bolos. Eu o degustei acompanhado de um autêntico bolo de rolo pernambucano e a combinação foi perfeita! Como seu doce não é agressivo, pode até mesmo ser apreciado por aqueles que não gostam de vinhos suaves. Numa recepção, se for servido às mulheres, será sucesso certo, pois elas tendem a gostar desse tipo de vinho. Enfim, valeu a experiência!

Onde comprar: Empório Húngaro (
http://www.emporiohungaro.com.br/ – telefone: 11 5181-6298)
Quanto custa: cerca de R$ 40,00
Classificação: bom