Santa Cristina Antinori 2005


Aí está um vinho italiano bom a um preço acessível. Sim, porque os bons vinhos italianos são, infelizmente, caros. Os baratos, com raras exceções, são medíocres. O Santa Cristina, vinho básico da vinícola Marchesi Antinori, da Toscana, é uma dessas raras exceções. Não chega a ser um barolo, mas dá conta do recado graças a fatores como maciez e doçura dos taninos, álcool discreto, boa presença de frutas e, principalmente, por ser ótima companhia para comida (leia-se massas).
Resultado da mistura das uvas sangiovese e merlot, esta última uma “piccola” parte, o Santa Cristina Antinori 2005 é, com o perdão pelo trocadilho, um santo vinho.

Classificação: bom

4 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Acabamos (Marcel e eu do Gourmandise) de entrar para a "Confraria Confraria Brasileira de Enoblogs". O "Vinho para Todos" nos indicou para sugerir o "Décimo sexto" vinho a ser degustado.
Para aproveitar o frio que está chegando, optamos por um vinho do Porto.
Sugerimos o vinho do "Porto White Comenda". No Pão de Açúcar de São Paulo está custando R$35,47.
Espero que encontre com facilidade.
Qualquer dúvida, meu e-mail: ninocamori@hotmail.com
abs,
Nina.

Anônimo disse...

Vc poderia colocar o preço que pagou pelos vinhos, assim teriamos uma noção do custo - benefício.

Gabriel Aleixo disse...

Olá,
Muito legal seu blog, gostei do seu estilo direto.
Dei uma lida, muitos vinhos interessantes. Estranhei somente seu comentário sobre o Alamos, pois é um vinho que gosto bastante.
Se você está certo de que a garrafa não estava comprometida (não dá para confiar muito nos varejistas, este ano comentamos um Alamos na confraria e o pessoal do Le Vin au Blog pegou uma garrafa ruim...), trata-se realmente de uma questão de gosto.
E saúde!
Gabriel

AVALIADOR DE VINHOS disse...

Olá Pessoal:
Agradeço a participação.
Nina, vou procurar o vinho.
Anônimo, sugestão aprovada.
Gabriel, eu vou tomar outra garrafa desse Alamos. Realmente, aqui no Brasil, não podemos confiar muito nos varejistas, mesmo sendo a "zelosa" Mistral.
Abraço a todos!