Miolo Seleção Tinto 2008


Coube a este blogueiro escolher o Vinho do Mês – Edição Outubro de 2009 – da Confraria Brasileira dos Enoblogs. A postagem deveria ter entrado no blog no dia primeiro. No entanto, impedido pelos compromissos profissionais, só hoje, um lindo domingo de sol da cálida primavera nordestina, consegui tempo para relatar minha opinião acerca do Miolo Seleção Tinto 2008.
A escolha deste vinho se deveu às mudanças feitas nele pela vinícola produtora – a Miolo –, segundo a qual se trata do vinho fino mais vendido no Brasil. Deve ser mesmo, mais pelo preço do que pela qualidade, principalmente na fraca versão anterior, uma mistura de cabernet sauvignon, merlot, pinot noir e alicante bouschet.
Esta versão da safra 2008 assinala a estreia de um novo corte – cabernet sauvignon com merlot – e, portanto, de um novo vinho. A mudança foi positiva, o vinho ficou melhor, foi amaciado e ganhou mais fruta.
Apesar disso, o Miolo Seleção Tinto 2008 ainda está longe de ser um vinho recomendável para o dia a dia. Na faixa de preço dele, encontram-se opções e mais opções de bons chilenos e argentinos, alguns até mais baratos.
Mais valeu. O vinho fino “mais vendido do Brasil” agora está bebível e pode ser o vinho de entrada quando a adega estiver desprovida de vinhos melhores.
Onde comprar: em bons supermercados (por exemplo, no Recife, o Hiperbompreço)
Quanto custa: cerca de R$ 20,00
Classificação: regular

6 comentários:

Hudson Santos disse...

Realmente não vale a pena comprar esse vinho.
Mesmo quando não houver outra opção.
O arrependimento é certo. Experiência própria.

Anônimo disse...

Nossa, achei otimo o vinho!

Anônimo disse...

Esperava coisa melhor, mas pode ser considerado um bom vinho...

Anônimo disse...

estou neste momento bebendo este vinho, vou deixar para lá, é horrível.

Anônimo disse...

Estou bebendo este vinho, neste momento. Estou acostumado a beber Cabernet Sauvignon. Porém, na presença de Merlot, o vinho perdeu a identidade. Na minha opinião, não há relação custo-benefício. Algo muito importante e que não deve ser esquecido é que a rolha é de plástico. E, apesar de ser adequada por questões microbiológicas, não dá boa impressão logo na abertura da garrafa. Não recomendo beber e nem presentear este vinho.

Mario disse...

Essas vinhos brasileiros são quase todos lixo.