Cava Cristalino Brut


Este espumante espanhol é muito elogiado pela crítica, que o considera um “best buy”. Eu concordo com a crítica em parte – o Cava Cristalino tem um preço bom, mas não é nada especial. O Brasil tem muitos espumantes do mesmo nível e até superiores. Alguns já foram até comentados neste blog. Não quero dizer que ele não presta. Ele presta sim, como demonstram suas qualidades: aroma de frutas como maçã verde e pêssego; bolhinhas finíssimas e freqüentes; bela cor, um amarelo vivo e dourado; um intenso frescor. É, pois, um bom vinho. Todavia, por ser um espumante muito bem avaliado pelos críticos (recebeu 91 pontos da Wine Spectator), ele me deixou com a sensação de “esperava mais”. É nisto que dá o excesso de marketing: criam-se expectativas que, se não confirmadas, viram desilusão.
Em tempo e sob influência do meu lado editor e revisor de texto: muitos dizem “a cava”, como se fosse nome feminino. Não é. Tanto no Brasil como no país de origem, a Espanha, quando for o espumante, o correto é “o cava”, nome masculino. A forma “a cava”, feminina, tem outro significado: é o mesmo que “adega”.

Onde comprar: Espumantes Web (
www.espumantesweb.com.br)
Quanto custa: cerca de R$ 30,00
Classificação: bom

7 comentários:

Administrador disse...

Meu caro, assino embaixo. Este cava nada tem de especial. Trata-se apenas de um bom espumante, mas prefiro muitos outros nacionais.

JAMAIS compre a garrafa de 187 ml. O que está lá dentro não é o mesmo da garrafa de 750 ml. Há pouco tempo ganhei uma destas pequeninas para experimentar. Além da dificuldade de abrir aquela rolha de plástico, o vinho trazia defeitos imperdoáveis para um "best buy" da Wine Spectator.

Saúde!

AVALIADOR DE VINHOS disse...

Confrade,

O Cava Cristalino é isso mesmo que já dissemos.

Quanto ao cava de 187ml, não há risco de comprá-lo, pois sou meio cismado com essas garrafas menores de vinho. Como elas vendem pouco e não são adequadamente conservadas, o conteúdo delas quase sempre é inferior ao das de 750ml.

Obrigado pela participação.

Saúde e paz!

Anônimo disse...

Feliz Natal e um Excelente 2009!

Abraço

Paulo Queiroz

AVALIADOR DE VINHOS disse...

Desejo o mesmo a você, Paulo.

Abraço!

Claudia Merquior disse...

Olá. Concordo com vocês. Este é, sem dúvida, um bom espumante, mas
há muitos nacionais melhores nessa faixa de preço. O argentino Nieto Senetiner Brut Nature (na mesma faixa), por exemplo, é mais interessante do que este espumante.

De todo modo, vale a pena conhecer.

Abs!

Cláudia Merquior
www.peqprazeres.blogspot.com

AVALIADOR DE VINHOS disse...

Prezada Cláudia:

Obrigado pelo comentário e pela dica.

Saúde e paz!

Deco disse...

"Eu concordo com a crítica em parte – o Cava Cristalino tem um preço bom, mas não é nada especial. O Brasil tem muitos espumantes do mesmo nível e até superiores."

Perfeito. É exatamente o que é: bom,mas temos melhores.