Churchill Cabernet Franc 2006


Foram produzidas apenas 600 garrafas. Um vinho nacional raro. E diferenciado: nome de estadista inglês; elaborado por um americano residente no Brasil, o californiano Nathan Churchill; garrafa no estilo bordalês; rótulo que lembra o do Romanée-Conti e o principal – a forma de elaboração. Com as uvas da vinícola gaúcha Valmarino, Nathan Churchill fez um vinho potente, com muita madeira e com um delicioso sabor de café tostado, à moda dos vinhos da Califórnia, precisamente do Napa Valley.
O mais interessante deste vinho é que, apesar do uso intenso de madeira, ela não incomoda nem inclui o Churchill no rol dos vinhos desequilibradamente amadeirados. É porque Nathan Churchill soube empregar a madeira: barricas novas de carvalho americano secas ao ar livre por 36 meses. Aqui no Brasil não se costuma usar barricas novas. Talvez por isso encontramos na maioria dos vinhos nacionais aquele gosto que denuncia o excesso de madeira.
No Churchill não há isso. Há madeira, há. Mas de uma forma harmoniosa e decisiva para fazer dele um dos melhores cabernets francs do Brasil.
Onde comprar: na Enoteca Saint Vin Saint (www.saintvinsaint.com.br)
Quanto custa: cerca de R$ 70,00
Classificação: muito bom

Nenhum comentário: