Jornal do Avaliador

“Mondovino - a Série" estréia amanhã na Band
Sofia Carvalhosa (sofiahc@uol.com.br)


Difícil imaginar que um documentário sobre vinhos pudesse ultrapassar o ainda restrito mundo dos enófilos para se tornar um inesperado hit. Pois foi exatamente isso que aconteceu com Mondovino, o polêmico trabalho dirigido pelo cineasta Jonathan Nossiter. O norte-americano causou furor ao glorificar os produtores tradicionais e combater, com humor e pimenta, a mesmice causada pela padronização. Além de enorme repercussão mundo afora, o filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2004 e ao César de melhor filme europeu de 2005.

A partir de amanhã, 8 de junho, 0h30, logo após o Canal Livre, a Band mostra com exclusividade "Mondovino - A Série". Exibida em mais de 20 países, incluindo França, Itália, Estados Unidos, Japão e Alemanha, a série dá continuidade ao trabalho de Jonathan Nossiter; com a mesma polêmica, mas incluindo personagens que ficaram fora do longa-metragem. Serão oito documentários semanais apresentados pelo enófilo Ciro Lilla, dono da importadora Mistral. Ele fará a introdução dos temas abordados, mostrando os diferentes aspectos do controverso mundo do vinho, visto pelo olhar crítico de Nossiter.

A série começa com a exibição de um trabalho inédito sobre vinhos brasileiros. “Vinho de Chinelos” foi dirigido pela fotógrafa e cineasta paulistana Paula Prandini, mulher de Nossiter, e tem como tema a recente produção do vinho brasileiro na Serra Gaúcha. Nele, é discutida a identidade do vinho nacional, que vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, mas ainda é alvo de críticas e preconceitos.

Os outros sete episódios de "Mondovino - A Série" são:

"Família Montille"
O capítulo destaca a família Montille, adepta do não-intervencionismo na produção de vinhos, e aborda outros pequenos produtores de Borgonha que elaboram vinhos excelentes de maneira quase artesanal, sem recursos tecnológicos.

"A família norte-americana"

São apresentadas duas famílias produtoras de vinho na Califórnia: os Mondavi, grandes produtores e cujo patriarca, Robert Mondavi, foi o maior personagem do vinho nos Estados Unidos, e os Stagling, família rica que produz vinhos por hobby.

"A cultura biodinâmica e o respeito pela natureza"

O episódio aborda o terroir e o vinhedo em oposição à influência do enólogo. O enólogo mostrado, de maneira muito polêmica, é Michel Rolland, muito querido no mundo do vinho, cujo trabalho é muito valorizado.

"Robert Parker"

Advogado americano que há mais de 20 anos faz críticas de vinhos dando notas na escala de 100 pontos. Para publicar suas avaliações, ele criou uma newsletter, que é a publicação mais influente do meio, cujas notas altas garantem boas vendas e as más têm efeito contrário.

"Rosenthal x Parker x técnica x terroir, elegância x potência x vinho velho x vinho jovem"

O capítulo revela algumas das maiores controvérsias do mundo do vinho. De um lado, o importador americano Rosenthal defende a tipicidade e a identidade dos vinhos, que devem refletir o terroir. Do outro, Parker afirma que a técnica e o papel do enólogo são mais importantes do que o terroir.
"Mondavi x Frescobaldi x Antinori"

São retratadas algumas importantes famílias do Novo e do Velho mundo que se associaram para produzir vinhos nos dois continentes, revelando disputas familiares, egos e diferentes interesses.

"Mercosul, Michel Rolland, nome família x nome enólogo"

No último capítulo da série são apresentadas vinícolas tradicionais vendidas para grandes grupos, famílias que trocaram seu nome no rótulo pelo nome do enólogo e também as regiões ainda sem tradição na América do Sul, como o Vale do São Francisco e o Paraguai.


Jonathan Nossiter - premiado cineasta norte-americano, dirigiu quatro longas-metragens, entre eles o documentário "Mondovino", uma comédia humana centrada no mundo do vinho, que foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2004. Com esse filme, ele se tornou um dos três únicos diretores já indicados ao prêmio com documentários em toda a história do Festival e o único a ser indicado ao César de Melhor Filme Europeu em 2005. Filho do jornalista Bernard Nossiter, nasceu nos Estados Unidos, em 1961, e cresceu na França, Inglaterra, Itália, Grécia e Índia.

MONDOVINO - A SÉRIE / SÉRIE EM OITO CAPÍTULOS, ESTRÉIA DIA 8 DE JUNHO, 0H30, NA BAND

Nenhum comentário: